Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

O Início

BOOKS, PEOPLE & STUFF
  
 Olá, me chamo Fábia Zuanetti, sou jornalista e estou vivendo os meus vinte e poucos anos. Bookaholic assumida, criei o blog BOOKS, PEOPLE & STUFF (Livros, pessoas e coisas) para compartilhar algumas das minhas leituras. A proposta deste blog é criar resenhas das obras e avaliações (de 0 a 9) das leituras, além de indicar pessoas, promoções, livros em oferta e outros sites e blogs relacionados a arte da leitura.


Para a estreia do blog, escolhi um livro muito especial. Vamos lá:


Nome: ESTER
Onde encontrar: na Bíblia Sagrada
Por quê: embora a Bíblia seja um livro considerado religioso, Ela é também uma obra de qualidade textual inegável, repleta de sabedoria e histórias fascinantes. Há aventuras, com amor, ódio, traição, superação, guerras e vitórias.
Para quem: TODOS. Para cristãos e não cristãos. Para pessoas interessadas em conhecer mais sobre Deus e também para aquelas que não acreditam nEle, mas que não perdem um bom enredo.
O livro Ester em um tweet: Ester, órfã e de origem humilde é elevada a Rainha e salva o seu povo de ser exterminado [assim não parece tão interessante, mas acreditem, é bom!]
Capítulos: 10, bem curtos cada
Páginas: depende do tamanho da Bíblia. A minha é grande e com letras graúdas, o que faz com que o livro ocupe 9 páginas.
Autor: desconhecido (alguns estudos apontam para Mordecai, tio de Ester)
Editora: Várias
Preço: diversos ou gratuito [aqui].
Curiosidade: embora seja um livro pertencente à Bíblia, Deus não é citado uma única vez.
Complemento: a editora Mundo Cristão lançou um livro chamado “Ester: uma Mulher de Sensibilidade e Coragem”. A obra de Charles Swindoll é um estudo que explica a história de superação da jovem Ester e do povo judeu. [Eu não li este livro, mas parece ser interessante, não é?]
Avaliação: 9



A OBRA:
A história de Ester é uma das poucas que me fascinam. Não segue nenhuma fórmula de enredo tradicional. Sendo desta forma, é pouco provável que se consiga prever os seus acontecimentos, assim como conseguimos prever o último capítulo de uma novela global.
O Rei Assuero, rico, poderoso e temido, manda convocar todas as jovens formosas e virgens do seu povoado. Dentre elas, ele pretende escolher uma para tornar-se a sua esposa e reinar junto a ele. Órfã e de origem humilde, Ester é incentivada por seu tio Mordecai a ir até a presença do Rei. Assim que a jovem entra no palácio, o Rei Assuero fica encantado com a sua beleza e não tem dúvidas de que ela será a sua Rainha. Orientada pelo tio, em nenhum momento Ester revela que pertence ao povo judeu.
Mordecai se mantém presente nos arredores do reino para verificar que sua sobrinha está em boas condições. Neste momento, Hamã, um dos homens do Rei, se aproxima de Mordecai e exige que ele se ajoelhe. Mordecai se recusa. Hamã se irrita profundamente pois acredita que Mordecai deve se prostrar diante de sua presença. Hamã, então, passa a persegui-lo e ameaça exterminar todo o seu povo.
Ainda rodeando o palácio, Mordecai ouve dois homens planejando trair e tomar o reinado das mãos de Assuero. No mesmo instante, procura Ester para contar tudo o que ouviu. Ester leva a história até o Rei. Assuero manda que investiguem e, o boato comprovado, manda que matem os dois traidores e que registrem o nome de Mordecai no livro de acontecimentos do palácio. Ester, então, conta ao Rei Assuero que um dos seus homens de confiança pretende exterminar todos os judeus. A Rainha revela que este é o seu povo e que não gostaria que nenhum mal fosse feito a nenhum integrante dele. O rei fica indignado que um de seus homens de confiança queira acabar com o povo de sua amada esposa.
Hamã era arrogante e criou implicância com Mordecai apenas por não ter sido reverenciado. Além disso, era invejoso e desejava a posição do Rei. Mas por ironia do destino, ou justiça divina, foi obrigado a honrar Mordecai. Certa noite, o Rei Assuero lia um dos livros de acontecimentos do reinado. Ao passar pelo nome de Mordecai leu sobre a lealdade desta pessoa ao revelar o plano de traição que tramavam contra ele. Imediatamente, Assuero perguntou a um de seus conselheiros: “O que fizemos por este homem?”. Ao saber que nada tinham feito para agradecer ou honrá-lo, o Rei Assuero mandou que chamassem Hamã e perguntou o que ele, na posição de Rei, deveria fazer para agradecer a um homem fiel.
Hamã, em sua prepotência, pensou que o rei estava prestes a gratificá-lo e honrá-lo. Então disse: “Meu Rei, para agradecer um homem leal a ti, acredito que ele deva vestir a sua coroa, vestir a melhor de tuas capas e subir no melhor dos teus cavalos. E assim, ser levado por todo o seu reinado e todo o seu povoado para que se prostrem diante dele e para que todos saibam que ele é um homem honrado perante os seus olhos”. O Rei respondeu: ‘Pois bem, Hamã, vá até Mordecai e faça exatamente com ele o que acabou de me aconselhar”.
O livro de Ester pode ser transformado em uma grande metáfora. O Rei Assuero é um exemplo de autoridade e majestade. Mordecai um exemplo de homem temente e leal a Deus e a seus princípios. Hamã é um exemplo de pessoa invejosa e egoísta. E o que ocorre com ele é um exemplo do que pode acontecer com todas as pessoas que praticam estas maldades. A vida de Ester, ou melhor, da Rainha Ester, nos ensina a não julgar as pessoas, pois Deus pode elevá-las a qualquer momento.


.Quer conhecer mais detalhes desta história? É possível ler o livro de Ester clicando aqui ou ouvir uma interpretação de Anésio Rodrigues clicando aqui.



Gostou da resenha? Não gostou da sugestão? Achou muito curto? Muito longo?
Por favor, comente abaixo para que eu possa fazer melhor da próxima vez! ;)


Aproveitando, além do BPS, você também pode me encontrar em:


zuanettif@gmail.com
www.twitter.com/fabia_zuanetti
www.twitter.com/blog_inefavel


e


http://www.embuscadoinefavel.blogspot.com/
http://blogs.abril.com.br/mental/ [em breve]




Um grande beijo e até a próxima.

*Imagens: Google Images e Getty Images

3 comentários:

  1. Oi!
    Desejo muito sucesso para você com seu novo blog! Ter um blog é maravilhoso, você vai gostar!
    Já estou seguindo.
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elisa!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Já estou seguindo o seu super colorido blog também! rs
    Grande beijo!
    Fábia

    ResponderExcluir
  3. Gostei da proposta do blog!

    Super beijo

    ResponderExcluir